Por Direito de Ouvir

06 de May de 2022

Conheça os benefícios do uso do Desumuficadores

Veja a importância do uso de Desumidificador para Aparelhos Auditivos

06 de May de 2022



Quem usa aparelhos auditivos sabe como eles são importantes, o quanto melhoram a qualidade de vida, e como é difícil ficar sem eles.

Se você não quer ficar sem seus aparelhos auditivos de uma hora para outra, precisa estar preocupado em cuidar bem deles.

Você sabia que a maior inimiga do aparelho auditivo é a umidade?
A Umidade pode levar à uma corrosão interna, afetando partes importantes do aparelho auditivo, como o microfone, receptor e bateria, prejudicando seu funcionamento. Portanto, a função dos desumidificadores é preservar a vida útil dos dispositivos, retirando toda a umidade existente.

A própria transpiração do dia-a-dia e o acúmulo de cera podem favorecer a umidade no aparelho, causando danos no circuito interno ou mesmo obstruindo suas peças. Para evitar que isso aconteça, é recomendado a utilização da sílica gel, que absorve moléculas de água e mantém os aparelhos secos.

Existem também os desumidificadores elétricos, que são bem eficientes na remoção da umidade do aparelho auditivo. O uso de moldes também é uma medida que visa aumentar a vida útil do seu aparelho além de melhorar sua performance e aumentar a estabilidade na qualidade sonora.

O desumidificador não deve ser utilizado apenas quando o aparelho auditivo “molhar”, pois todos os dias nós transpiramos e/ou ficamos expostos à umidade do ar, o que já é suficiente para deixar os aparelhos úmidos.

O desumidificador normalmente é composto por microcápsulas de sílica gel, um agente que absorve as moléculas de água. A sílica pode ser transparente ou colorida, sendo que a colorida altera de cor de acordo com a sua absorção indicando o nível de saturação e o momento em que precisa ser substituída.

Geralmente, a orientação é de que sua substituição seja realizada entre 3 a 6 meses. Em relação ao tempo de desumidificação dos aparelhos, você deve seguir as orientações do seu fonoaudiólogo. Normalmente o indicado é que os aparelhos sejam mantidos no desumidificador durante todo o período em que não estiverem sendo utilizados.

Em nossa linha de carregadores de aparelhos auditivos MyDO, temos os desumidificadores dentro do carregador, onde desumidificam ao mesmo tempo em que recarregam, proporcionando maior conveniência para os usuários.

 

Como utilizar o desumidificador de sílica em gel para aparelho auditivo:

1. Abra a tampa do pote desumidificador e despeje as pedrinhas de sílica dentro do pote.
2. Abra o compartimento da bateria dos aparelhos auditivos, retire as pilhas e coloque-os no pote sobre a almofada de espuma, sem as pilhas.
3. Feche a tampa e mantenha o aparelho lá dentro, enquanto não estiver sendo usado.
4. Depois que retirar o aparelho, mantenha o pote com a tampa fechada.
5. Repetir diariamente.

Como utilizar o desumidificador no carregador do aparelho auditivo:


Coloque seus aparelhos auditivos no carregador para recarregar e será ativado imediatamente o desumidificador que contém sílica, a desumidificação será feita ao mesmo tempo em que o aparelho recarrega.

Como utilizar o Desumidificador elétrico para aparelhos auditivos:


O desumidificador elétrico é bastante prático de usar. Você só precisa ligá-lo na tomada, colocar o aparelho auditivo dentro dele desligado e sem pilhas, fechar o desumidificador e apertar o botão de iniciar. Aguarde 30 minutos e espere o equipamento desligar de forma automática. Pronto, a higienização e a desumidificação estará finalizada.
 * Obs.: Os aparelhos auditivos recarregáveis não devem ser desumidificados no desumidificador elétrico.

Porque é necessário tirar as pilhas ao colocar o aparelho auditivo no desumidificador?


 As pilhas podem ter seu funcionamento afetado pela umidade. Nesse caso, a orientação é retirar as pilhas do aparelho em momentos em que ele não estiver sendo utilizado, com a finalidade de minimizar ainda mais os danos.

Só quem sofre com a redução da audição e utiliza um aparelho auditivo como tratamento sabe da importância de ter certos cuidados. Principalmente para preservar o funcionamento e aumentar o tempo de vida útil desse equipamento, que auxilia na qualidade de vida.

A limpeza merece uma atenção em especial pela umidade que absorve. A água presente no ar, a oleosidade da pele e a transpiração que os ouvidos acumulam atingem diretamente o dispositivo, causando danos até mesmo irreversíveis nos seus aparelhos auditivos.
Por isso, siga as orientações do seu fonoaudiólogo e cuide bem dos seus aparelhos auditivos!

Fonoaudióloga Giseli Barcelos
CRFª: 2-22202

Marcadores
Aparelhos Auditivos
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las