Por Direito de Ouvir

28 de January de 2022

Saiba como prolongar a vida das baterias ou pilhas

A pilhas corretas, de boa qualidade fazem com que a vida útil dos seus aparelhos auditivos

28 de January de 2022



Umas das dúvidas que chegam com mais frequência nos consultórios é como utilizar as pilhas dos aparelhos auditivos, qual seu tempo médio de duração e como identificar a qual a pilha da sua prótese. Para sanar todas essas questões, vamos falar um pouquinho mais sobre as pilhas e baterias dos aparelhos auditivos.

A primeira coisa que o paciente precisa saber é que seu aparelho auditivo é único e intransferível. É por isso que o tipo de pilha utilizado em seu aparelho pode não ser igual à pilha que seu amigo, também usuário de AASI’s, utiliza.



Assim, pensando em facilitar a identificação, os lacres das pilhas possuem cores universais, ou seja, são utilizadas no mundo todo.

Azul:
É a cor das pilhas A 675, geralmente utilizadas em aparelhos mais potentes como o BTE.

Laranja:
São as pilhas A 13, geralmente utilizadas em aparelhos Open Fit ou MBTE

Marrom:
É A 312, essas são as mais conhecidas pelos pacientes, pois é a mais utilizadas nos modelos RITE ou RIC, que devido seu designer e tecnologia é o modelo que tem maior saída nos centros auditivos.

Amarelo:
É a cor do lacre das pilhas A 10 que, na maioria das vezes, são utilizadas nos aparelhos internos como CIC e IIC pois são as menores que encontramos no mercado.

É de extrema importância sempre utilizar pilhas próprias para aparelhos auditivos e nunca de outros aparelhos eletrônicos, como relógios, cujas pilhas têm o design parecido com as próteses auditivas.

A utilização de pilhas corretas, de boa qualidade fazem com que a vida útil dos seus aparelhos auditivos se estenda, pois ele sempre recebe uma carga adequada para desempenhar uma amplificação sonora de qualidade.

Uma das dicas mais importantes que o fonoaudiólogo dá ao paciente usuário das pilhas de Zinco- Air é sempre que os aparelhos auditivos sendo utilizado, ele deve ser colocado dentro do estojo com a gaveta de pilhas abertas, assim evita consumo de pilhas quando os AASI’S não estiverem sendo usados.

Outra dica importante é que se mantenha em dia a manutenção das suas próteses auditivas, cuidando diariamente em casa e anualmente em consultório. Assim, evita-se que o acúmulo de resíduos como cera, poeira e umidade exija que o circuito trabalhe mais sobrecarregando seus componentes.

Os aparelhos auditivos que possuem mais recursos como acessibilidade via aplicativos e acessórios, tendem a ter um maior consumo, pois eles se comunicam via bluetooth com outros dispositivos necessitando de uma maior quantia de carga.

A duração das pilhas pode variar de acordo a quantidade de recursos que os seus aparelhos auditivos possuem, em média são de 3 à 5 dias. Este tempo é estimado pelas empresas fabricantes das baterias e acontecem quando o paciente segue todas as orientações do seu fonoaudiólogo.

Já os aparelhos auditivos que têm conexão sem fio bluetooth com outros dispositivos, tais como acessório com saída direta de áudio na Televisão, controle remoto ou até mesmo conectividade com smartphones terão o consumo de pilhas um pouco mais elevado, entre 3 e 4 dias.

Com o avanço das tecnologias os aparelhos auditivos também possuem a opção dos modelos recarregáveis, com uma média de duração de 22 horas em perfeito funcionamento, o paciente apenas coloca as próteses para carregar todos os dias a noite antes de dormir.

Os modelos recarregáveis trazem a facilidade ao paciente sempre ter em mãos os aparelhos com carga, eles permitem que o usuário leve consigo o carregador portátil evitando assim que, em caso de urgência, os aparelhos fiquem sem carga independentemente do local onde estiver.

Fonoaudióloga Jessica Santos

CRFª 2-19919


Marcadores
Curiosidades Aparelhos Auditivos
Nós usamos seus dados para analisar e personalizar nossos anúncios e serviços durante sua navegação em nossa plataforma. Ao continuar navegando pelo site Direito de Ouvir você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las