Conversar com os amigos e familiares, trabalhar com eficiência nos negócios e usar os números 0800 e outros serviços telefônicos torna a vida de uma pessoa com perda auditiva mais agradável e produtiva. Os amplificadores de telefone e o Teletipo facilitaram e os inseriram no mundo das telecomunicações.

Os amplificadores de telefone que foram lançados na década de 60 e tinham a função de aumentar o volume de um aparelho normal e tornar o som que o usuário ouve mais nítido, além de filtrar os ruídos que aparecem no fundo.

Já o teletipo é um dispositivo para surdos que oferece um sistema baseado em texto para comunicação telefônica entre eles ou com pessoas sem esse tipo de deficiência. Além disso, desde 2005 a Comissão Federal de Comunicação tem exigido que as empresas americanas de telefones celulares fornecessem vários modelos que sejam compatíveis com os aparelhos auditivos que possuam a chave MTO, esta acessa uma configuração específica para o uso do aparelho auditivo no telefone.

 

Este é um tipo de telefone publico, no qual a pessoa encaixa o fone do telefone no teclado e a conversa irá aparecer em uma tela em forma de texto. O deficiente auditivo responde em forma de texto, e este texto e lido por uma telefonista para a outra pessoa da chamada.

O avanço tecnológico começou a ameaçar o uso desses dispositivos. Com a chegada dos aparelhos móveis como BlackBerry, os iPhones e outros smartphones, as mensagens de texto podem ser enviadas de quase todos os lugares. Telefones com imagens de vídeo permitem que mensagens sinalizadas sejam gravadas e enviadas e telefones vibratórios possibilitando que uma pessoa portadora de dificuldade auditiva saiba quando uma mensagem chega com mais facilidade.

Sabe-se que há algumas pessoas que ainda se sentem mais confortáveis e seguras ao uso dos métodos antigos, pois assim como os telefones de linha fixa com fio, os teletipos contam com a grade de telecomunicação, em vez de eletricidade, para serem alimentados. Assim, se não houver energia elétrica em casa, ainda se pode enviar e receber mensagens.

O telefone é um meio de comunicação que possibilita uma rápida troca de informações que para os deficientes auditivos era uma ferramenta de difícil acesso.  O progresso da tecnologia permitiu o uso deste meio tornando-as mais participativas na comunicação e nas relações cotidianas, demonstrando a importância dessa acessibilidade.

Gostariamos de saber o que você pensa. Deixe seu comentário